UOL

Apresentação

Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CAMPANHA PARA EVITAR O ABANDONO DE CRIANÇAS

Campanha vai orientar mães para evitar abandono de crianças

Levantamento revela que duas crianças são entregues para adoção por semana no Estado de São Paulo

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) vai iniciar uma campanha em setembro para evitar o abandono de crianças. Um levantamento parcial da Coordenadoria revelou que 102 crianças foram entregues à adoção no Estado de São Paulo entre julho de 2010 e junho de 2011, média de duas crianças por semana.
O levantamento, que não inclui os casos de abandono, ainda é provisório e deve ser totalizado em um mês, segundo o juiz Eduardo Rezende Melo, uma vez que somente 18% das varas entregaram os dados à Coordenadoria.
A pesquisa também revela o perfil das mães. Segundo o juiz, que coordenou o estudo, a maioria das mães que entregam os filhos à Justiça está na faixa dos 24 aos 35 anos, não contam com apoio da família nem têm condições habitacionais e financeiras para cuidar da criança.
Com o levantamento, a Coordenadoria pretende evitar que crianças sejam abandonadas em locais públicos e também desenvolver um programa de trabalho que vai envolver servidores públicos das áreas de saúde e assistência social. A mulher receberá apoio desses profissionais durante o período pré-natal e também na maternidade, para refletir e amadurecer se realmente pretende entregar seu filho à adoção ou se vai assumir a criança. Se a mulher decidir pela entrega, a criança é encaminhada à Justiça e será inscrita no Cadastro Nacional de Adoção.
A campanha também pretende conscientizar a sociedade sobre a entrega voluntária para a adoção, que não constitui crime e é diferente do abandono, que é passível de punição criminal, explica o juiz Rezende Melo. Entre as ações serão produzidos folders para distribuição nas maternidades e desenvolvido material para divulgação em veículos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário